

Com as prévias já movimentando a programação da capital pernambucana neste mês de janeiro, cresce a procura por fantasias e adereços para quem já quer entrar no clima da festa. Para atender a essa demanda e impulsionar a economia local, o Instituto JCPM de Compromisso Social inaugura, no RioMar Recife, duas lojas colaborativas conduzida por microempreendedores moradores do entorno do shopping: Artesanato de Talentos e Camarim Expopreta.
A Artesanato de Talentos funciona até o Sábado de Carnaval, dia 10 de fevereiro, no piso L2, próximo à Decathlon, comercializando adereços e fantasias produzidos por 19 artesãs e artesãos dos bairros do Pina e Brasília Teimosa. A iniciativa é uma parceria entre o RioMar Recife, Instituto JCPM e Fecomércio-PE, que, desde 2015, capacita os participantes e oferece um espaço sem custo para a comercialização de suas produções manuais, em datas festivas que incluem também São João e Natal.
Já o Camarim Expopreta, um espaço de valorização do afroempreendedorismo, funcionará até o dia 9 de fevereiro, no piso térreo do RioMar Recife, próximo à agência dos Correios, com o serviço de trançado de cabelos. O espaço é comandado por Fran Ferreira, João Perfeito e Miqueline Batista. O projeto é um desdobramento da mostra ExpoPreta, que reúne anualmente mais de 50 pessoas afroempreendedoras, com exposições artísticas, painéis de conteúdo, desfiles de moda e comercialização de produtos e serviços.
A diretora de Desenvolvimento Social do Grupo JCPM, Lúcia Pontes, explica que ambas as iniciativas valorizam a produção e a criatividade das pessoas que residem no entorno do shopping. “Com os espaços, proporcionamos visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos participantes, em áreas de grande movimentação de clientes, promovendo contatos que os garantam autonomia para a geração de negócios o ano todo”, destaca Lúcia.