O RioMar Aracaju comemora seu 35º aniversário e, para marcar esse momento tão especial, o centro de compras lançou o projeto ‘Aracaju, Encantos e Encontros’, uma ação cheia de representatividade, que celebra o aniversário de Aracaju e os grandes encontros que sempre marcaram a trajetória do RioMar no decorrer desses 35 anos.
Os corredores receberam três esculturas com a marca comemorativa do aniversário do shopping, assinadas pelos artistas Fábio Sampaio e Larissa Viera e por sete jovens talentosos do Instituto JCPM. As peças trazem imagens de pontos marcantes de Aracaju, assim como suas belezas naturais e biodiversidade.
Juntos, os artistas uniram suas habilidades e criatividade para imprimir nas esculturas os elementos que fazem de Aracaju um lugar único. Durante todo o ano, as obras estarão estrategicamente posicionadas pelo shopping, dando a oportunidade ao visitante de apreciar e fazer registros fotográficos de cada peça.
Através da mostra, o RioMar Aracaju reafirma seu compromisso com a comunidade local e sua conexão com a história de Aracaju. A homenagem é um convite para que todos celebrem juntos dois marcos importantes, enquanto curtem a beleza e a criatividade que permeiam cada obra de arte.
Sobre as esculturas
Fábio Sampaio
O trabalho atravessa fragmentos de uma paisagem imaginária para recompor um mapa simbólico onde o rio, o céu, o mangue e o mar se misturam. Peixes e outros elementos da poética visual de Fabio Sampaio condensam um encontro da natureza com o urbano e a presença da arte contemporânea.
Vanessa Vieira
A obra reverencia símbolos culturais sergipanos distribuídos na cidade de Aracaju, no traslado entre o rio e o mar. Da orla de Atalaia até o mercado municipal de Aracaju, mergulhamos em um mar de signos que demarcam nossa identidade. Figuras, esculturas, arquitetura, transporte marítimo popular e paisagem natural, são subsídios criativos que surgem na obra, criando uma narrativa visual sobre estar imerso cultural e geograficamente entre o encontro das águas.
Alunos do IJCPM
Os alunos do IJCPM de Responsabilidade Social tiveram como inspiração recursos icônicos como o relógio do Mercado Central, o centenário Farol da Coroa do Meio, o patrimônio cultural Tototó e o monumento Arcos da Orla, enaltecendo a ancestralidade, a cultura e a arte do povo aracajuano. A obra também reverencia o caranguejo e o caju, elementos que refletem a riqueza natural e biodiversidade sergipana. Participaram da intervenção artística os alunos: Clara Stephanny de Jesus Santos da Silva, Fabrício Santos Souza, José Bento de Santana Neto, Jhully Agne Oliveira dos Santos, Laisson Macedo, Luís Felipe Farias Fernandes e Sophia Mendonça Guedes.