Conheça o Relatório Ambiental, Social e de Governança. Documento traça trajetória de sustentabilidade do Grupo
Investimento de R$ 15,3 milhões na área Social, inovações tecnológicas construtivas que impactam em menor demanda por recursos naturais, além de uma conexão com o entorno dos empreendimentos são algumas das ações registradas no 1º Relatório Ambiental, Social e de Governança do Grupo JCPM de 2022. O Grupo JCPM tem atuação no Nordeste e conta com mais de 3,4 mil colaboradores, impulsionando a geração de outros 40 mil. Fazem parte dos setores de atuação: shopping center, imobiliário, comunicação e compromisso social e vinicultura. Acesse aqui: https://www.jcpm.com.br/sustentabilidade/
O documento mostra a trajetória ASG e faz um resgate da construção econômica e de desenvolvimento da empresa ao longo dos mais de 85 anos de existência. Essa é a primeira publicação ASG do Grupo e mostra a evolução na maneira agir e de gerar valor para clientes, parceiros, lojistas, fornecedores, equipes internas e toda sociedade. “Sem esse movimento e sem sustentabilidade será impossível viver e pensar em empresa no futuro. Isso é para hoje e não para amanhã. Tenho orgulhoso do trabalho que nossa equipe faz em prol da sociedade. Precisamos seguir em frente, aprender mais e fazer mais, vivenciando essa nova realidade do mundo”, pontua o presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça.
O Grupo JCPM atua hoje por meio de duas holdings – a JCPM Shopping Centers S.A e a JCPM Participações e Investimentos. A primeira incorpora os ativos relacionados ao setor de shoppings, e a segunda, os demais empreendimentos, como SJCC, a Imobiliária, vinhos, e as entidades de Compromisso Social (Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social e a Fundação Pedro Paes Mendonça).
A Fundação funciona no interior de Sergipe, na Serra do Machado, com unidades de acolhimentos a idosos, educação integral, geração de renda, cultura e saúde. São atendidas cerca de duas mil pessoas, moradoras de povoados vizinhos. O IJCPM atendeu em 2022, ano de referência do Relatório, 7.719 jovens, em quatro cidades onde tem as seis unidades: Salvador, Recife, Fortaleza e Aracaju.
MATRIZ DE MATERIALIDADE
Durante o processo de construção do relatório e a partir de entrevistas realizadas com parceiros e colaboradores, foram listadas as temáticas prioritárias do Grupo baseadas nos segmentos de atuação: Desenvolvimento Integrado; Transformação em rede; Mudanças climáticas e impactos socioambientais; e Cultura ASG e diversidade, equidade e inclusão.
“O Relatório ASG vai além do compartilhamento de um resumo das inciativas desenvolvidas de 2022. O material representa um novo modelo de comunicação de posicionamento do Grupo JCPM, ainda mais transparente e colaborativo, em favor do compromisso com a sociedade, que integra genuinamente nossas estratégias de negócio. Entendemos que transbordar em sustentabilidade é influenciar e sofrer influência constantemente, e esse conteúdo é uma oportunidade de conexão, troca e inspiração por uma atuação de maior e melhor impacto”, contextualiza a gerente de Sustentabilidade do Grupo, Thayara Paschoal.

